16 junho 2012

Fuxiqueiro

Agora todo mundo conta pro Facebook onde foi, o que comeu, o que usou, quando foi dormir, se escovou o dente ou se espirrou. 

Tem hora que esse fuxico todo me irrita. E eu acho mesmo é que o Machado de Assis estava certo (e parece até que ele ia adivinhando a internet): “não há alegria pública que valha uma boa alegria particular”.

Apesar de me faltar um bocadinho de paciência com o Facebook, tenho que admitir que ele me apresentou um punhado de gente nova. É que o ponteado da viola também faz barulho na tal da “timeline” e aí vai juntando cada vez mais caipira!

Mas o que eu ia contanto é que por conta do Facebook outro dia eu fiquei sabendo do Suíte Cabocla, um projeto de música instrumental para viola caipira. Fui atrás prá assuntar mais do tal projeto e acabei conhecendo o Renato Gagliardi.

Imagine só que o Renato juntou Villa-Lobos, Beethoven, Bach e mais um punhado de grandes compositores da música erudita, com a simplicidade e delicadeza da nossa violinha caipira. Eu achei genial! É como Tonico e Tinoco já cantaram:

A viola na sua simplicidade
sem gaguejá conversou c'a murtidão
no teatro da mais arta sociedade
e mostrando a beleza do sertão

Se quiser espiar um pouco do trabalho do Renato é só clicar no play do vídeo aí embaixo. Agora se quiser ajudar o Suíte Cabocla ganhar mais palcos, visite o blog do projeto: www.suitecabocla.blogspot.com.br. E se gostar, pode contar prá todo mundo – inclusive no Facebook. Por que vez ou outra a gente acha algumas coisas que valem “mesmo” passar prá frente e fazer um fuxico pro vizinho... =)


5 comentários:

  1. Que coisa mais bonita! Sou formado em piano e curto uma violinha (aliás, o piano e a viola se curtem aqui em casa). Acho ótimas essas iniciativas de "pontes musicais" (a expressão foi utilizada por Ravi Shankar, que sempre soube fazer isso). Obrigado por tornar um pouco mais pública essa alegria particular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barja, essa história de "pontes musicais" me fez lembrar um causo... Mas este eu vou contar outro dia, prometo! Obrigada pela visita e até mais!

      Excluir
  2. Flá!!!
    Vc precisa adicionar ao seu blog a possibilidade de compartilhar posts!
    Assim posso recomendá-los no Facebook hahahahaha

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, Thaís: pedido atendido! =) Beijão!!!

      Excluir
  3. Nossa amiga. Sempre me traz um pouco mais de serenidade ler seus textos. E com essa chuvinha tilintando na janela fica ainda mais apropriado. Nunca deixe de escrever ok?! Sempre vou querer ler!

    ResponderExcluir